Bruna: O Programa me modificou, eu entrei desligada sem saber das coisas da importância que a vida mostra.
E aprendi muito pois não tenho que reclamar, conheci pessoas novas pessoas maravilhosas. E aprendi muito com o PJU. E quero parabenizar os nossos educadores que teve paciência com a gente e ensinou ajudou a gente.
Vítor: Bem, o nosso projeto esse ano foi muito interessante porque nos ensinaram muitas coisas, fomos em muitos lugares que eu nem imaginava que existiam.
Muitas pessoas, novas conhecemos. Fizemos muitas amizades.
E com isso a gente fizemos um projeto que felizmente foi aceito pela banca.
José Alef: Bem, quando cheguei não sabia bem o que eu iria aprender aqui. Mas esse Programa me ensinou muito sobre ética, comportamento, trabalho em grupo, se bem que eu não aprendi muito sobre essa parte, algumas coisas eu contrariava, mas tudo bem.
Aprendi a falar com certas pessoas a me comunicar, o interessante é que aprendi a comunicar com jovens da minha faixa etária. Aprendi muito sobre viver em comunidade a como se comportar.
O meu desligamento em conversas é resultado de não interação com os jovens ao meu redor.
Sei lá minha linguagem não bate, há um desencontro. Eu tenho uma conversa muito melhor quando converso com um adulto ou idoso.
E os passeios me ajudou a conhecer mais São Paulo que eu não conhecia.
Paloma: Foi um ano de crescimento e desenvolvimento. Fui testada e motivada a superar os limites que eu mesma me impus. O Programa Jovens Urbanos me mostrou que eu posso ser o que eu quiser ser.
Angélica: Quando entrei no projeto achei que não ficaria muito tempo por aqui. Mas graças aos meus educadores, eu continuei e percebi a importância do programa nesse período da minha vida. Claro que inicialmente eu entrei no programa por causa do dinheiro. Mas depois fui me empolgando depois que descobri que executaria um projeto que o grupo montasse, então montamos o Cosplay Mundi.
Não me arrependo em nenhum momento de ter entrado na ONG, o Programa Jovens Urbanos mudou meu jeito de pensar, meu jeito de agir e também me amadureceu muito.
Julio Cesar: O projeto me ajudou a perder um pouco da minha timidez e a explorar lugares novos que eu não tinha vontade de conhecer, conheci pessoas novas e gostei muito de algumas delas.
Murilo: Essa experiência foi diferente, nunca me envolvi tanto com Arte. Na verdade eu soube distinguir a Arte, o conhecimento que tive com Cultura foi grande, devo muito aos educadores, me ensinaram muito, conheci com eles os artistas locais, me interessei em projetos culturais e muitas outras coisas.
O local não vou reclamar porque já acostumei, mas minha opinião é para dar uma arrumada aqui, não tenho mais o que reclamar.
Priscila: Inicialmente quando entrei no Programa Jovens Urbanos fiquei perdida, pois não entendia a essência do programa, mas com o tempo fui compreendendo e gostando de participar.
Com o decorrer do programa, fui estimulada a me desenvolver e romper limites com algumas atividades propostas e acredito que esse crescimento foi de todos os outros jovens.
Para a próxima edição, a bolsa deveria ser liberada no mês seguinte que o projeto começar, pois a bolsa atrasou 3 meses.
Rayane: De modo geral eu gostei. E certamente não saí a mesma pessoa que era antes de começar o PJU.
Não gostei de não ter tido férias de julho e de ter atrasado a bolsa.
Adorei a ETEC, meu professor e o curso.
Luis Henrique: Fiquei sabendo do Programa na primeira semana de escola. No outro dia já vim fazer minha inscrição. Reconheço que vim aqui por causa do dinheiro, mas com o tempo vi que no PJU iria fazer um crescimento interno em mim, tanto com cultura, aprendizados e outros.
Gostei de verdade deste ano com o PJU aprendi coisas que vou levar para vida toda, mas também aconteceram coisas ruins, me estressei sim, briguei, me desentendi com meu grupo, mas foi bom tudo isso para um certo crescimento para a minha vida.
Jonathan: Bom o projeto foi bom pra mim fez com que eu perdesse a timidez, conhecesse lugares novos, pessoas, os educadores com nós foram bastante pacientes, também as explorações foram muito boas algumas cansativas, mas eram divertidas e é isso né e algumas atividades bastante divertidas e nessas atividades nós tavamos sempre aprendendo coisas novas, etc...
Fernando: O projeto é extremamente forte e promove grande ajuda para jovens com pouco auxílio para ter e abrir opções ou espaço para o projeto que cada pessoa carrega em sua consciência.
Tendo alguns poréns como falta da programação de atividades, forma de inserir cultura e a realidade do projeto no cotidiano das pessoas.
Edson: No começo eu não gostava, mas cada dia foi passando e eu gostei.
E as brincadeiras, rodas de conversa, dinâmicas e atividades em grupos.
E as explorações foi ótimo adorei e conheci lugares que nunca tinha ido.
E os educadores são ótimos e coordenadoras também.
Claudio: No começo do programa fiquei meio perdido, pois não sabia bem o que fazia ali. Ao decorrer do programa tivemos momentos de produtividade e criação que nos proporcionou uma interatividade maior em grupo, também fizemos algumas explorações bem interessantes que além de aprender a circular melhor pela cidade, aprendemos diferentes culturas através das exposições que visitamos. Trabalhar na produção de um projeto foi uma experiência que acrescentou bastante.
Vanessa Barbie: Ter participado do PJU foi uma das melhores experiências que já tive na vida, com isso aprendi muitas coisas que me ajudaram muito, até mesmo porque fez com que eu me interessasse por coisas que eu nem sabia que existia. O PJu despertou em mim muitas idéias e pensamentos magníficos na qual levo comigo na maioria das horas, acho que tudo que vivi dentro e fora da ONG foram coisas maravilhosas, não tenho nada a criticar do que vivi ao lado de vocês , as ajudas, os ensinamentos, as idéias, os passeios, etc, as broncas também ajudaram muito, pois isso que nos faz crescer, porque sei que tudo que os educadores dizem é para o nosso bem, porque eles querem ver a gente bem no futuro, com um bom desenvolvimento de idéias e conhecimento, só tenho a agradecer, o PJU só me fez uma menina melhor, mais inteligente e mais feliz, se eu fosse falar tudo que achei teria que fazer um livro porque tudo isso é bem pouco do quanto amei tudo isso, obrigado educadores por serem pessoas tão especiais que marcaram minha vida para sempre que Deus os abençoe sempre.