sábado, 19 de novembro de 2011

Raberuan - (30/10/1953 - 18/11/2011)






no dia em que raberuan nasceu
todos os destinos estavam preenchidos
com excessão de um: o de passarinho
dor e sofrimento que ele carregou
por toda a vida

no dia da sua morte
uma comitiva de boas vindas
formada por severino do ramo
valdir aguiar e césar baiano
com mãos de afetos transbordantes
ofertaram a ele os melhores destinos
os providos de riqueza e conforto
aos quais agradeceu mineiramente
e escolheu o mais humilde de todos:
- o de passarinho!

akira - 19/11/2011

_____________________________________________________________


Com intenso sentido de sentir, ponho novamente o meu luto por essa perda de nosso Tião, Tião Raberuam. Partiu para outros cânticos, creio para os dos bem-ti-vis...uma canção de alento a estes novos espaços que ousara sempre cantorolar, embalando a alegria de tantos que lhe escutara. Rabera, poeta, pessoa maior em lá ou ré. O sol fez luz e alumiará esse caminho novo que haverás, com esse facho de luz, seguir. Voce, meu poeta, foi sempre isso: Uma labareda em chamas, siga... com saudades haverei de suportar. A sua luz é danada demais, igualzinha o calor desse encântaros de você, bem-ti-vi. Tom maior, som deveras grande. Saudades de você, tiaozinho!! 
Tião Soares
_____________________________________________________________________


Raberuan foi descansar num outro plano numa outra esfera e escrevi algo que me veio a cabeça.
Agora fico somente na lembrança, na saudade, no amor que eu tenho por você.
Vá em paz tio te amo!!!
Sempre adorei te ouvir cantar:
- "Quem sabe de mim sou eu, sou que seguro a marimba, sou eu que firmo na curimba pra corda não arrebentar!"

Sacha Gabriel Cabelo
_____________________________________________________________


A notícia me pegou ali, junto ao Metrô Carrão, na Radial Leste: "Raberuan nos deixou". Melhor assim: "Raberuan nos levou". Uma hora atrás.
O crooner de voz sem falsetes, o cantor de múltiplos sentimentos, o compositor de tantos recursos poéticos,  cantador de todas as celebrações da vida, o Tião foi-s´imbora. Mas levou-nos juntos, nas asas de sua poesia.
Deixará em nossa memória a tatuagem indelével de seu cantar sem esforço, o violão como um parceiro quase siamês, a cabeleira rebelde a balançar freneticamente, os olhos vivazes, o afago de suas mãos sempre dispostas a um carinho.
Tinha 58 anos... 
Escobar Franelas
_____________________________________________________________


Sinto informar a todos, amigos e artistas, que hoje faleceu nosso amigo, cantor, poeta e muitaas vezes mentor, companheiro de sorrisos e lágrimas: RABERUAN. Ele viveu a trilha louca de suas canções e cumpriu sua parte entre nós. Mesmo assim, decorrido seu tempo de existência, no universo fica um vazio a ser sentido que, se não preenchido pela sua presença fisica, ao menos pela sua obra. Palmas para o artista. O show terminou. Mas a obra persiste, eterna, fluente e moderna. Saudades...
Claudemir Santos
 
_______________________________________________________________________


Acabou de partir para outra esfera-Sebastião-Raberuan-Simão-Nene-grande artista brasileiro com quem tive a oportunidade de conviver e aprender os atalhos da vida. Estou saindo para fazer a Missa Afro com o coração partido.
Edvaldo Santana









5 comentários:

  1. Para mim, irmão caçula, e para a família, ele era o NENÊ... Nasceu na época das "vacas gordas", quando meu pai - José Domingos - desfrutava de uma boa condição na IRFM - Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Para mim, irmão caçula, fica do NENÊ somente TUDO, pois como pronunciei à beira de seu corpo inerte, ele foi, é e sempre será o meu ANTIHERÓI, meu ÍDOLO, minha REFERÊNCIA em tudo, inclusive, e sobretudo, nas coisas que eu "não deveria fazer" - segundo ele. E assim fiz, a vida toda, tudo o que ele mandou, principalmente ser esse "careta" inconformado em sê-lo.

    Descansa, meu irmão amado. E não deixe de me "puxar as orelhas" quando o meu rumo desviar do rumo que devo seguir. TE AMO IMENSAMENTE, NENÊ, RABERUAN... ASS.: JOSÉ MARCOS...

    ResponderExcluir
  2. As lágrimas nos unem na saudade que você deixou Nenê, mas ao ouvir suas músicas nos sentimos próximos novamente. Como deveria ser, sua obra te eternizou!

    ResponderExcluir
  3. Certo dia me disse: "Galini, gosto de você, nem sei porque, é de graça..."
    Era recírpoco, fica na minha memória a noite anterior a festa dos leões, que tomamos um vinho e ficamos doidões... "que porra de vinho é esse?"
    Na ressaca do dia da festa, Rabe, meio que baleado, pegou o violão e levantou a galera !
    Saudade !

    ResponderExcluir
  4. ...Singela Homenagem ao poeta, músico e artista que criou asas e voou...

    "víche menino, cabra da peste, moleque levado, ce tá com a moléstia"

    ...E que brilhe a sua luz...

    --Gilmario--

    ResponderExcluir
  5. “Acordei tarde hoje...
    Por que não cantaste nesta manhã, Bem-te-vi...
    Para onde partiste nessa manhã Bem-Te-Vi”.

    Como diz Renato Russo: "É tão estranho os bons morrem jovens...".

    E você foi cedo demais.

    Edenilton- São Gabriel-Ba.

    ResponderExcluir