segunda-feira, 4 de abril de 2011

Começou o Sarau da Casa Amarela


Instalações precárias, palco improvisado na garagem apertada da casa, equipamentos emprestados por uns e outros, e atraso porque a galera só começa a chegar mesmo depois das 21h.
Lá pelas tantas o Claudemir Santos pediu licença e silencio a todos, disse boa noite meu povo, explicou rapidamente o que era o Sarau Casa Amarela, declamou um poema, o primeiro do sarau e quando encerrou sob aplausos gerais e irrestritos, declarou o microfone aberto.
Rodrigo Marrom e Luizinho Gago Grego pegaram a deixa e mandaram ver nuns xotes e emboladas de Jackson do Pandeiro que que sacudiu os presentes. Microfone aberto, o genial rabequeiro Eder Fersant, de passagem por São Miguel para entregar umas encomendas de rabecas, voltava para Irecê no dia seguinte, comoveu com o som maravilhoso do seu instrumento e de quebra contou um causo engraçadíssimo.
A cada vez que o microfone ficava aberto, alguém o assumia. Tiago Araújo, Gilberto Alves e Ivan Néris declamaram super à vontade. Adilson Aragão cantou e contou causos deliciosos. Sacha Arcanjo e Ceciro Cordeiro também disseram presente com suas canções maravilhosas.
Quando as intervenções terminaram fiz, como estava programado, uma apresentação especial de poemas meus com a ajuda inestimável do amigo Raberuan, e depois abri para as considerações dos presentes, conforme proposta deste sarau que acontecerá na última sexta-feira de cada mês e focalizará e debaterá em cada edição o trabalho de um poeta, escritor, contista, dramaturgo ou compositor previamente definido.
E assim começamos na sexta que passou – 01/04/2011, o Sarau da Casa Amarela, na Casa Amarela/AD/IPEDESH, com participação de jovens artistas misturados aos velhos dinossauros do movimento cultural da região.
Pela amostra já pudemos perceber que neste sarau  prevalecerão as conversas e os debates porque já passava da meia noite, as discussões continuavam acaloradas e ninguém queria arredar pé da casa. Poesia escrita, poesia falada e musicada, popularização da poesia, forma, conteúdo, contextos, conceitos e políticas culturais, as intervenções pareciam jorros de reflexões há muito represadas, o que evidencia a carencia de eventos que façam essa discussão.
Pela amostra o Sarau da Casa Amarela promete. O próximo convidado especial é o poeta, escritor, compositor e baixista Tiago Araújo.

Akira Yamasaki – 02/04/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário