segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Buraco d'Oráculo agita o Jardim das Oliveiras


O IPEDESH, em parceria com moradores do Jardim das Oliveiras e com a EE Prof. João Prado Margarido na figura da sua Diretora, Dona Lucinaide,  recebeu  com muita alegria e orgulho no dia 21/02/2010, a última criação do Buraco d’Oráculo, o genial espetáculo de teatro de rua “SER TÃO SER – NARRATIVAS DA OUTRA MARGEM”, construido a partir de relatos das histórias de vida de moradores do extremo leste da cidade de São Paulo. Pontualmente às 17h a peça começou na Rua Enseada de Itapacorória e teve que terminar dentro da escola por causa da chuva.
Divulgação precária como sempre, os panfletos chegaram um dia antes do evento. No sábado, 20/02, Akira e Raberuan sairam dando murro em ponta de faca cozinhando debaixo de um sol infernal, de rua em rua e de casa em casa, convidando o povo para o teatro de na frente da escola, e Jorge e Graça divulgaram o evento na paróquia do bairro, nas missas do domingo de manhã. Sueli Kimura foi poupada porque estava de molho com uma indisposição intestino/estomacal devido uma friagem.
Meia hóra antes da indaga no dia 21, às 16h30, a Enseada de Itapacoróia foi trancada por três carros de cada lado e Raberuan e Akira, num último esforço para divulgar o evento sairam cantando e anunciando como dois doidos varridos e xaropes pelas ruas do em torno:

“Alô, alô, Dona Maria
Esquece o Faustão
Desliga a televisão
Tira a bunda do sofá
Porque o teatro de rua
Já está pra começar.”

E não é que o povo veio mesmo? Mais de 100 pessoas, adultos, crianças - os mais velhos com trouxeram banquinhos de plástico -, quase chorei, tudo bem, confesso uma lágrima furtiva, para beber a poesia do Buraco d’Oráculo, para comer as palavras dos retirantes, para chorar a falta de um teto para morar, para rir e dançar o forró bate-coxa numa festa de casamento, para se organizar e lutar por dias melhores e principalmente, para se encantar com a enorme alegria colorida desse grupo de teatro que é fundamental e essencial para a Zona Leste.
Murro em ponta de faca, dirão, Davi contra Golias, ironia ingênua, mas a verdade é que  por cerca de uma hóra no horário nobre de um domingo, cerca de 100 pessoas esqueceram a poderosa Globo com seus Faustões e seu futebol domingueiro. 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Buraco d'Oráculo no Jardim das Oliveiras



Pessoal

Convido, ou melhor, convoco a todos em nome do IPEDESH, para assistir um grande espetáculo de Teatro de Rua que vai acontecer no próximo domingo, 21/02/2010, às 17h, no Jardim das Oliveiras – Itaim Pta., na Rua Enseada de Itapacoróia, em frente à EE João Prado Margarido. Nesse dia baixará por aqui trazendo momentos de magia, alegria, afetividade, reflexão e identidade com nossos problemas cotidianos, a trupe do Buraco d’Oráculo com sua última peça, o Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem.


Construido a partir de relatos de histórias de vida dos moradores do extremo leste da cidade de São Paulo, o Ser TÃO Ser dá voz e leva para o palco (a rua) homens que estão fora do seu território e jogados à margem da grande cidade, oprimidos e quase sempre derrotados por lutarem em separado. Dessa forma o espetáculo lança um foco de luz sobre as vidas desses homens, mostrando a beleza de suas histórias e os momentos decisivos de reflexão sobre suas condições de vida, o que os empurra para uma luta maior.


Ser TÃO Ser é a saga de homens simples que constróem a riqueza do país e é também a 8ª produção do Buraco d’Oráculo, grupo que nasceu em 1998 e construiu desde então uma das mais belas páginas do nosso teatro popular com espetáculos que tem como fonte geradora de inspiração, a cultura popular e a discussão do homem urbano contemporânelo e seus problemas.


FICHA TÉCNICA


Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem
Elenco Adailton Alves
Edson Paulo
Johnny John
Lu Coelho
Selma Pavanelli (atriz convidada)
Direção Adailton Alves
Texto Buraco d’Oráculo
Colaboração de Armando Liguori.


Não percam porque é imperdível. E como ninguém é de ferro vamos tomar uma cerveja e comer um espetinho de gato depois do evento.


Um abraço do Akira.


PS: Em caso de chuva a apresentação será realizada dentro da EE Prof. João Prado Margarido.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Roda de Terapia Comunitária - Paroquia Bom Jesus das Oliveiras

 


No dia 14 de fevereiro de 2010, o IPEDESH promoveu mais uma Roda de Terapia Comunitária que teve a condução de Maria de Fátima Rufino e mediação de Sueli Kimura. O encontro contou com a partipação de Solange Kono e Akira Yamasaki (IPEDESH), Graça, Jorge, Juarez, Gorete (Vicentinos) e moradores da comunidade do Tijuco Preto.
Iniciamos o encontro com uma atividade de integração após a qual Fátima lançou a pergunta: "O que te preocupa?" que norteou a Roda de TC.

Alguns depoimentos:

Graça: Minha tensão nervosa, falo alto quando estou nervosa.

Miriam: Quer procurar um lugar para internar o neto Fábio de 17 anos que, mora com ela, porque não se dá bem com o padrasto.

Alessandra, filha de Míriam e tia de Fábio: tem a mesma preocupação da mãe.

Tiago: Se sente triste porque sua comunidade é esquecida pelas autoridades.

Marisa: É muito chorona, guarda os sentimentos, é fragil.

Gorete: Sua preocupação é com o terreno baldio de fronte à sua casa onde aparece até cachorro morto. "É difícil enterrar os bichos mortos que aparecem, pois o terreno está cheio de entulhos". Já procurou a prefeitura sem obter solução. Se sente desrespeitada.

Cícera: É muito nervosa porque tem um filho especial e se sente abandonada.


Após a rodada de depoimentos pedimos que se elegesse um tema para o debate. O problema com as drogas foi eleito por unanimidade.

Míriam e sua família estão há 3 anos lutando para tirar Fábio da dependência do crack. Ele se trata no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que é um serviço de saúde municipal e na Casa de Isabel em Itaim Paulista. Quem o acompanha ao CAPS é a mãe.

Ficamos de buscar mais informações que possam auxiliar Miriam e sua família e que repassaremos aos Vicentinos, que fazem o atendimento a esses moradores do Tijuco Preto.

Fechamos o encontro com Dança Circular em ótimo astral.

Sueli Kimura

Comentarios:

Solange Kono: Inicialmente as pessoas demonstraram-se inibidas, mas a conversa foi bem conduzida e ao começarem a expor seus problemas e aflições os participantes foram reconhecendo que todos temos sentimentos semelhantes, problemas e angústias. A Fatima solicitou que escolhessem um problema para ser aprofundado e discutido neste encontro; elegeram o de Dona Miriam. Ela falou de sua angústia de ter um membro de sua família dependente de drogas, os demais foram falando sobre suas experiências e vivencias com o intuito de encontrarmos, juntos, possíveis encaminhamentos, soluções ou conforto espiritual e mental. Ao término da conversa o grupo manifestou interesse em realizar um novo encontro de Terapia Comunitária.
Parabéns Fatima e Sueli pela iniciativa e empenho.

 

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Festa de Lançamento do CD Sacha, 60


FESTA DE LANÇAMENTO DO CD SACHA, 60

"Sacha é a constatação que a vida pode ser boa com paciencia e muito respeito, a iniciativa desse projeto é o sinal que a amizade é o nosso grande trunfo. Quantos artistas maravilhosos tem esse país que nunca são lembrados, acredito que esse lugar que a gente plantou a semente da arte é muito especial. Parabens para todos e é claro para o Sacha pela obra e pela amizade.

Edvaldo Santana."

Pessoal

Sei que não gostamos de uma boa farra mas como não tenho opção sou obrigado a convidá-los para uma grande cantoria no Bar do Wlad: A FESTA DE LANÇAMENTO DO CD SACHA, 60. Pela estatura e envergadura artística e cultural do nosso poeta, compositor e cantador Sacha Arcanjo, natural de São Gabriel – BA e que acaba de completar 60 anos de idade, 40 de São Miguel e, de poesia - algumas eternidades, devemos fazer todos um esforço e sacrifício e comparecer, repito que sei que detestamos um bom oba-oba baba ovo, mas acho que o artista em questão merece o nosso prestígio e consideração.
Brincadeiras à parte faço o convite em nome dos meus chapas Cleston Teixeira, Raberuan, Edsinho Tomaz, o grande artista plástico/gráfico Wilson André Filho, Mizão e Mizinho de Carvalho do Musical em Mi Estúdio, competência técnica que dispensa comentários, e também do Silvinho Kono que  integramos à força no meio do caminho, ao processo de produção do CD. Faço o convite, também, em nome do IPEDESH, na figura da sua presidenta, Dona Sueli Kimura, que prestou um valioso apoio na formatação conceitual do Projeto SACHA, 60, e principalmente em nome das dezenas de artistas amigos que participaram da homenagem ao poeta.
Brincadeiras à parte peço o comparecimento de todos e informo de antemão que as ausencias não serão perdoadas, com exceção daquelas motivadas por força maior. Informo também, que todos deverão levar uma grana, uns R$5.00 (cinco reais) cada um para ajudar na carne, enquanto o consumo das bebidas será realizado no próprio Bar do Wlad, que é a paga pela cessão do espaço.
E brincadeiras à parte, fazer o que? Já que ninguém me convida para ir na igreja rezar sou obrigado ao sacrifício.

Evento              FESTA DE LANÇAMENTO DO CD SACHA, 60
Local                 CONDE WLAD ROCK BAR
Rua Shobee Kumagai, 26
(esquina com a Miguel Rachid) 
Ermelino Matarazzo – SP
Data                 26/02/2010 - sexta-feira
Horário              20h
Informações       Akira          9971 4559
                        Cleston      7689 6071
                        Raberuan    2297 9177

Akira - 08/02/2010.