terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Roda de Terapia Comunitária - Paroquia Bom Jesus das Oliveiras

 


No dia 14 de fevereiro de 2010, o IPEDESH promoveu mais uma Roda de Terapia Comunitária que teve a condução de Maria de Fátima Rufino e mediação de Sueli Kimura. O encontro contou com a partipação de Solange Kono e Akira Yamasaki (IPEDESH), Graça, Jorge, Juarez, Gorete (Vicentinos) e moradores da comunidade do Tijuco Preto.
Iniciamos o encontro com uma atividade de integração após a qual Fátima lançou a pergunta: "O que te preocupa?" que norteou a Roda de TC.

Alguns depoimentos:

Graça: Minha tensão nervosa, falo alto quando estou nervosa.

Miriam: Quer procurar um lugar para internar o neto Fábio de 17 anos que, mora com ela, porque não se dá bem com o padrasto.

Alessandra, filha de Míriam e tia de Fábio: tem a mesma preocupação da mãe.

Tiago: Se sente triste porque sua comunidade é esquecida pelas autoridades.

Marisa: É muito chorona, guarda os sentimentos, é fragil.

Gorete: Sua preocupação é com o terreno baldio de fronte à sua casa onde aparece até cachorro morto. "É difícil enterrar os bichos mortos que aparecem, pois o terreno está cheio de entulhos". Já procurou a prefeitura sem obter solução. Se sente desrespeitada.

Cícera: É muito nervosa porque tem um filho especial e se sente abandonada.


Após a rodada de depoimentos pedimos que se elegesse um tema para o debate. O problema com as drogas foi eleito por unanimidade.

Míriam e sua família estão há 3 anos lutando para tirar Fábio da dependência do crack. Ele se trata no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que é um serviço de saúde municipal e na Casa de Isabel em Itaim Paulista. Quem o acompanha ao CAPS é a mãe.

Ficamos de buscar mais informações que possam auxiliar Miriam e sua família e que repassaremos aos Vicentinos, que fazem o atendimento a esses moradores do Tijuco Preto.

Fechamos o encontro com Dança Circular em ótimo astral.

Sueli Kimura

Comentarios:

Solange Kono: Inicialmente as pessoas demonstraram-se inibidas, mas a conversa foi bem conduzida e ao começarem a expor seus problemas e aflições os participantes foram reconhecendo que todos temos sentimentos semelhantes, problemas e angústias. A Fatima solicitou que escolhessem um problema para ser aprofundado e discutido neste encontro; elegeram o de Dona Miriam. Ela falou de sua angústia de ter um membro de sua família dependente de drogas, os demais foram falando sobre suas experiências e vivencias com o intuito de encontrarmos, juntos, possíveis encaminhamentos, soluções ou conforto espiritual e mental. Ao término da conversa o grupo manifestou interesse em realizar um novo encontro de Terapia Comunitária.
Parabéns Fatima e Sueli pela iniciativa e empenho.

 

Um comentário:

  1. Inicialmente as pessoas demonstraram-se inibidas, mas a conversa foi bem conduzida e ao começarem a expor seus problemas e aflições os participantes foram reconhecendo que todos temos sentimentos, problemas e angústias semelhantes. A Fatima solicitou que escolhessem um problema para ser aprofundado e discutido neste encontro; elegeram o de Dona Miriam. Ela falou de sua angústia de ter um membro de sua família dependente de drogas, os demais falaram sobre suas experiências e vivencias sobre o problema exposto com o intuito de encontrarmos, juntos, possíveis encaminhamentos, soluções ou conforto espiritual e mental para D. Miriam e seus familiares. Ao término da conversa o grupo manifestou interesse em realizar um novo encontro de Terapia Comunitária.
    Parabéns Fatima e Sueli pela iniciativa e empenho.

    ResponderExcluir