sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Osnofa humoriza "Pra Mim"


Acabei de chegar de São Roque. Sítio do Edsinho Tomaz, apenas 70 km de Sampa, casinha incrustada entre pequenas elevações montanhosas e verdes, lugar bucólico.
Lá, ponto do Encontro dos Leoninos, acontecimento já previsto no calendário cultural da turma do MPA, hoje foi pré-lançamento do cd "Pra Mim", do visceral  dinossauro Zé Afonso. Já passado dos 60, Osnofa - como é conhecido e traduzido -  é membro do Movimento Popular de Arte de S. Miguel, aprofundando em seus versos um humor ríspido e líquido, ricamente temperado pela "branquinha", que torna-o carismática e emblematicamente um esteta de si. Dá-se, assim, ao direito de compor versos puramente líricos dentro de uma imagem vibrátil e equilibrada em improvisos que, longe da ideia de jazz, são mais intervenções  intuitivas de um artista diferenciado, pouco dado a concertorias "fechadas".
Aqueles que acompanham sua carreira vão encontrar no (ótimo) disco suas músicas mais emblemáticas, como H-melanciou, Zé Neguinho, Pré-Doência e Caximbo (parceria com Edvaldo Santana, e já gravada por Arnaldo Antunes no disco Saiba, de 2004), entre outras. Todas compõem um repertório variado e divertido, de ironia cristalina, mas coeso e muito bem produzido, que fica ainda mais à mostra pela vibração traquina mas sutil de seu violão, viril porém igualmente delicado aos ouvidos mais atentos.
O trabalho, que teve produção do Akira e do Edsinho, com o apoio cultural do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Humano (IPEDESH),  faz parte do Projeto Memória Musical já em sua terceira edição. As primeiras foram os discos Tião, de Raberuan; e Sacha 60, de Sacha Arcanjo. O Memória Musical é um projeto que procura registrar, documentar e legar para o futuro os trabalhos dos mais emblemáticos artistas da região de São Miguel, que fizeram parte de um efevescente caldeirão cultural e que corriam o risco de caírem no esquecimento coletivo, não fosse a empreitada quixotesca dos envolvidos, Akira Yamasaki, Raberuan e Cleston Teixeira.
A festa foi tanquila e inusitada, sob o lume de uma fogueira de troncos velhos,  o cheiro de iguarias sendo cozidas no fogão a lenha, violões e percussão sendo trocados (e tocados) de mão em mão, todos cantando animados, saciados, humorados. O Cleston e o Raberuan liberaram suas vozes, pegaram nos violões  e,  imantados pela felicidade contagiante do Zé,  desfilaram um rosário de sucessos, acompanhados pela turba festiva, o Edsinho à frente, também cantando seu amor à vida  amável de seus confrades ali presentes. 
O que fiz? Como não sei tocar bulhufas, liguei a câmera e eternizei o momento em imagens.E agora tô aqui, fofocando a respeito, que é das poucas coisas que sei fazer - porcamente - bem.

Escobar Franelas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pré-lançamento CD "Pra mim" de Osnofa

Como todos sabem efetuamos o resgate e o registro de parte da obra do Osnofa, no CD PRA MIM, com recursos arrecadados na maior cara de pau, no bom e velho formato "ação entre amigos", onde respeito e credibilidade são a base da transação.
Para este trabalho, além do trabalho voluntário e gratuito de algumas pessoas, dos seviços obtidos a preços abaixo do custo - simbólicos até, e da participação dos músicos sem pagamento de nenhum cachê, conseguimos o grosso da grana necessária com venda antecipada de CDs, na base da mais pura confiança.
Um CD para fulano, dez para cicrano, vinte para beltrano e assim por diante, não fossem os amigos interessados em ver e ouvir registradas as canções maravilhosas do Osnofa e, sinceramente, não teríamos conseguido.
Sábado passado - 20/11/2010, realizamos no Sítio do Edsinho em São Roque, uma Cantoria de Lançamento do CD do Osnofa, onde o objetivo principal foi agradecer o envolvimento dos amigos no trabalho e a confiança depositada no Projeto Memória Musical do IPEDESH.
Aproveitamos a ocasião para entregar cerca de 370 CDs vendidos anrtecipadamente.

Akira - 22/11/2010.














quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Participação do IPEDESH no Programa Jovens Urbanos (PJU) - primeiras conversas

O Programa Jovens Urbanos é responsável pela formação de jovens de 16 até 20 anos que habitam as metrópoles. Sua metodologia formativa tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo dos jovens com os territórios da cidade, oferecendo oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Para colocar em prática suas ações, o Programa Jovens Urbanos, de iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, investe na atuação em rede, na qual poder público, organizações locais, comunidades, população e entidades de reconhecida expertise social e técnica agem articulados, de forma a multiplicar esforços e recursos.

03/08/10



17/11/10



 

Programa Jovens Urbanos

Formalização de parceria com Sociedade Amigos Cidade Nova São Miguel




Sr. Dionísio Malta - presidente



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Festa de Lançamento do CD "Pra Mim" de Osnofa




FESTA DE LANÇAMENTO DO CD “PRA MIM”, DE OSNOFA
CONVOCAÇÃO GERAL

Pessoal
É convocação mesmo, não admito desculpas de ninguém, a não ser as motivadas por força maior, para não comparecer no dia 27/11/2010, às 20h, no Bar do Wlad, para a Festa de Lançamento do CD “PRA MIM” , resgate e registro da arte singular do grande poeta, compositor e cantor Zé Afonso - codinome Osnofa, legítimo dinossauro do MPA, o Movimento Popular de Arte.
Aos 62 anos de idade, o “Pra Mim” é o primeiro CD solo do Osnofa e o terceiro realizado pelo Projeto Memória Musical na Região de São Miguel, que começou com o CD “TIÃO”, do Raberuan e registrou em seguida a obra de Sacha Arcanjo no CD SACHA, 60. Planejado para compor um amplo painel da música produzida na região desde os anos 70, o Memória Musical pretende registrar nos próximos tres anos, nossos poetas e compositores em mais uma dezena de discos.
Tenho o maior orgulho por mais este registro, espero que todos gostem, e faço a convocação para esta festa em nome do IPEDESH e dos meus amigos Edsinho Tomaz, Raberuan, Robson Martins, Edvaldo Santana, Sueli Kimura, Eder Vicente, Mizão e Mizinho de Carvalho, Cléston Teixeira, Wilson André Filho, Carlos Alberto Rodrigues e Xicoedú, que tornaram possível a realização deste trabalho.

Evento              Festa de Lançamento do CD “PRA MIM”, de Osnofa
Local                CONDE WLAD ROCK BAR
                         Rua Shobee Kumagai, 26
                         (esquina com a Miguel Rachid)
                         Ermelino Matarazzo – SP
Data                  27/11/2010 às 20h
Informações      Akira 9971 4559

Outras festas de lançamento:

20/11/2010 Sítio do Edsinho em São Roque (o chão vai tremer com essa cantoria)
26/11/2010 Metroclube Itaquera (Projeto Cesta de artes na Sexta)

Akira

sábado, 6 de novembro de 2010

MovimentAção IPEDESH - Ida ao Ibirapuera


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Visita ao Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera e à Bienal da Arte de São Paulo
06/11/10


Com o intuito de finalizarmos os encontros de Educação Ambiental com uma atividade externa que apresentasse uma visão prática dos conteúdos e conceitos debatidos durante os encontros, realizamos uma visita monitorada para o grupo jovens do Projeto MovimentAção no Festival de Jardins, no dia 06 de novembro às 10h30m. Após a visita fomos à 29ª Bienal de Arte de SP.









Festival de Jardins

 Le jardin amuse-gueule (Jardim aperitivo) - criado por Cristine (Metz, França) e Michel Péna (Bordedaux, França)


Cereus - criado por Pazé (São Paulo)


Conservatoire des goûts et des couleurs (Conservatório de gostos e cores) - criado por Dimitri Xenakis (Atenas, Grécia) e Maro Avrabou (Levallois, França)


Ovogênese - criado por Ernesto Neto (Rio de Janeiro) e Daisy Cabral Nogueira (Rio de Janeiro)


Cereales - criado por Erik Borja (Argélia)
"he" - ideograma chines que significa cereal


Arpoador - criado por Beatriz Milhazes (Rio de Janeiro)


Pique-nique à l'Ibirapuera (Piquenique no Ibirapuera) - criado por Michel Racine (Rabat, Marrocos) e Beatrice Saurel (Paris, França)